data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Marcello Cassal Jr (Agência Brasil)
Mais de 46,2 milhões de brasileiros já tiveram a primeira parcela de R$ 600 do Auxílio Emergencial creditada em suas contas, o que representa a liberação pelo governo federal de R$ 32,8 bilhões, segundo o Ministério da Cidadania. O total de contemplados supera a população de países como o Canadá (37,5 milhões de habitantes), e a Argentina (44,5 milhões).
VÍDEO: saque para auxílio emergencial gera fila de mais de 250 pessoas
O aplicativo criado pela Caixa (disponível para Android e iOS) teve 67,5 milhões de downloads e permitiu 49,2 milhões de cadastros. A Central de Atendimento 111, para tirar dúvidas das pessoas, recebeu mais de 98,6 milhões de ligações. Os números foram atualizados pela Caixa Econômica Federal no fim da tarde de quarta-feira.
A estimativa do ministério é de que até 70 milhões de brasileiros recebam os recursos. Dos 46,2 milhões, 14,2 são ligados ao Programa Bolsa Família, outros milhões do Cadastro Único Federal (que não são do Bolsa Família) e os cadastrados via aplicativo chegam a 15 milhões, segundo o ministro da Cidadania Onyx Lorenzoni.
VÍDEO: Estudo do governo estadual permite projetar 366 infectados em Santa Maria
O auxílio emergencial contempla integrantes do Bolsa Família e pessoas inscritas em outros programas que constam do Cadastro Único do Governo Federal, além de microempreendedores individuais, autônomos e contribuintes individuais do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que se encaixam nos critérios da lei.
Os beneficiários do Bolsa Família elegíveis recebem o crédito no mesmo calendário e na mesma forma do benefício regular.